06 novembro 2020

Universitários desafiados a valorizarem os “lugares e os rostos” que geram oportunidades de encontro

 

 
O Cardeal-Patriarca de Lisboa presidiu à Missa das Universidades.

O Cardeal-Patriarca de Lisboa presidiu esta quinta-feira, à Missa das Universidades, no acolhimento aos estudantes do ensino superior, que convidou a serem o “agora de Deus” e a valorizar “lugares e rostos” que geram encontro.
“O lema deste ano, 'Levanta-te, és o agora de Deus' seja também para a vossa vida no dia a dia. Que sejam o agora de Deus para colegas, professores e funcionários”, afirmou D. Manuel Clemente na celebração que decorreu na igreja de São João de Deus, em Lisboa.
Na homilia, o Cardeal-Patriarca destacou a oportunidade de, no “início do ano académico ouvir o que é a alegria de Deus”. “A alegria de Deus é que nos reencontremos ou encontremos com Ele sempre mais. Estamos aqui porque tivemos a graça de, muitas ou poucas vezes, através de alguém em casa ou através de colegas, termos este sinal de Deus que nos procura”, disse. 

 


 Na celebração onde esteve um número limitado de estudantes, devido ao cumprimento das normas de segurança, D. Manuel Clemente convidou ainda os estudantes universitários a valorizarem os “lugares e os rostos” que proporcionam oportunidades de encontro. “Estamos aqui porque Deus multiplica as oportunidades de encontro e é importante ficar com os lugares e os rostos onde isto continua a acontecer; cada um de nós, se continuar e crescer em Cristo, é um agora de Deus - uma oportunidade para se encontrarem com Deus e as suas vidas verdadeiramente se realizarem”, apontou.
A concluir, o Cardeal-Patriarca de Lisboa desejou ainda que este ano letivo, apesar das limitações devido à pandemia, seja “cheio de ocasiões para o encontro e que a alegria de Deus aconteça nas suas vidas”.
No final da celebração, o Assistente da Pastoral Universitária de Lisboa, cónego Nuno Amador, aproveitou para agradecer o acolhimento na Igreja de São João de Deus, onde a “pastoral universitária passará a ter a sua casa” e convidou os jovens a “sair para dentro ao encontro de Deus e a sair para fora ao encontro dos outros”.


Com Ecclesia
Fotos: CeUC - Pastoral Universitária de Lisboa

 


Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário