04 dezembro 2020

Famílias desafiadas a uma vivência “mais verdadeira” do Natal

 

Preparar o Natal em família, a partir da encíclica Laudato Si’, é o novo desafio da Catequese e da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa. Semanalmente, a família Paiva Brandão e a catequista Filipa Ribeiro deixam desafios para este tempo de “maior recolhimento” e que aponta a “uma vivência mais realista e mais verdadeira do Natal”.


O Sector da Catequese e a Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa apresentaram, na passada semana, o primeiro episódio da iniciativa Presépio Laudato Si’. Todas as semanas do Advento e durante o tempo do Natal, através de um vídeo curto, as famílias são “desafiadas a construírem o presépio e a conversarem sobre a encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum”, neste ano que lhe é dedicado e em que se assinalam os cinco anos da sua publicação. “Esta iniciativa tem como objetivo ajudar as famílias a viverem este tempo de maior recolhimento”, começa por explicar, ao Jornal VOZ DA VERDADE, o padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese de Lisboa, que assegura fazer todo o sentido a relação entre o Natal e a encíclica do Papa Francisco, particularmente no ponto 99 do documento, onde é realçada a “centralidade do mistério de Cristo”. “De alguma forma, vemos aqui uma relação estreita entre a encarnação do Filho de Deus – Mistério do Natal – e o destino da criação inteira. Cristo está no centro de tudo e, por isso, no centro daquilo que é a criação do mundo, a criação do Homem”, acrescenta o sacerdote.

Surpresa
Para apresentar cada vídeo semanal, o Sector da Catequese desafiou a família Paiva Brandão. “Foi inesperado, ficámos surpreendidos, até porque não temos, enquanto família, experiência de gravação a este nível, mas procurámo-nos ‘agarrar’ à frase: ‘Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos’”, começa por partilhar Diogo, de 41 anos, que, tal como a sua esposa, Isabel, da mesma idade, sentiram “orgulho em poder fazer esta caminhada e ajudar mais famílias a prepararem o nascimento de Cristo”. Atitude mais desprendida tiveram os seus três filhos. Diogo, com 12 anos, José Maria, de 8, e Francisco, com 3, “ficaram numa excitação imediata, pois queriam conhecer um estúdio de gravação a sério”, e nem o facto de terem que despender bastantes horas para as gravações os fez esmorecer. “As gravações dos primeiros quatro episódios confirmaram isso mesmo, a extrema alegria dos nossos filhos em participar neste projeto”, conta Diogo.

Um “desafio diário”
A família Paiva Brandão pertence ao movimento das Equipas de Nossa Senhora, vive em Oeiras, mas faz parte da paróquia de São Domingos de Rana – onde Isabel é catequista do 6.º volume. Ao Jornal VOZ DA VERDADE, Isabel refere que, apesar de todos os anos viverem a preparação do Natal em família, começando pela construção do presépio, esta participação no Presépio Laudato Si’ vem ajudar a tomar “ainda mais consciência que, em tudo o que fazemos, podemos e devemos pensar se estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para protegermos o meio ambiente”. Diogo explica que essa preocupação pela casa comum sempre esteve presente na educação dos filhos e defende que isso “não pode ser só ensinamento, sem prática”. “Esta preocupação é feita em gestos de proteção e defesa da Terra, como a reciclagem em casa, a poupança da água, o desligar a luz quando saem de uma divisão da casa, o não desperdício alimentar, mas também no respeito pelos outros e pela família, como nos fala o primeiro vídeo, e o cuidarem da relação com Deus e com eles próprios”, exemplifica. “O facto de os nossos filhos participarem no Presépio Laudato Si’, e estudarem os diálogos, tem ajudado a tomarem consciência que esta preocupação pela casa comum é um desafio diário, a ser ‘construído’ todos os dias”, reforça este pai.




  • Leia a reportagem completa na edição do dia 6 de dezembro do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário