26 agosto 2024

HÁ FRASES … E FRASES CRISTÃS!

 


 

 

Há tempos atrás li esta frase em qualquer sítio da internet.

"Você tem que estar disposto a dar sua vida para defender a fé de todos os outros, mesmo que não seja a tua fé." Beato Álvaro Del Portillo

Sabendo que hoje em dia, infelizmente, muitas frases são falsas ou falsamente atribuídas a Beatos, Santos e pessoas da Igreja, como por exemplo o Papa Francisco, (que é particularmente citado nesse tipo de frases/mensagens), e pensando que, embora a referida frase nos remeta para um proceder cristão, embora não no sentido de defender a fé dos outros, mas sim defender a liberdade dos outros praticarem a sua fé, perguntei por email à Opus Dei da veracidade de tal frase.

Foi-me, simpaticamente, respondido que não foi possível encontrar tal frase nos escritos e memórias do Beato Álvaro Del Portillo.

Realmente a frase, tirando aquele pormenor referido, revela uma verdade, que é o dever de todo o cristão defender o próximo, em tudo, e até na vivência da fé de cada um.

Jesus Cristo di-lo por outras palavras: «Portanto, o que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles, porque isto é a Lei e os Profetas.» Mt 7, 12

Mas esta situação acontecida com esta frase, falsamente atribuída a um Beato, deve levar-nos a pensar nas inúmeras frases atribuídas a tantos outros, principalmente o Papa Francisco.

É que ao lermos essas frases, elas parecem-nos lindíssimas, cheias de conteúdo, de verdade, mas quando as lemos atentamente percebemos que, a maior parte das vezes, no meio de todo esse conteúdo estão pensamentos errados, ou no mínimo distorcidos, do que é a verdade cristã ensinada por Cristo e pela Igreja.

Para lhes dar credibilidade precisam então de citar alguém que mereça essa credibilidade, como o Papa, Bispos, Sacerdotes, e, até mesmo, Santos e Beatos da Igreja.

Sabemos bem, ou devíamos saber, que o inimigo da Fé Cristã, tem como sua melhor maneira de actuar, a manipulação, o disfarce, o fazer parecer verdade, aquilo que afinal é mentira.

E cada um de nós, cristãos, quando sem discernirmos, procurando a verdadeira autoria e veracidade de tais frases, as publicamos, reencaminhamos, etc., estamos, mesmo sem querermos, a pactuar com a divulgação de uma falsidade que pode induzir os outros em erro.

E afinal é fácil perceber que, por exemplo, as frases do Papa Francisco, poderão ser aferidas, comprovadas, nos sites da Santa Sé, e, se não temos a certeza da sua autoria, não as devemos publicar ou reencaminhar, quer as dele, quer as de outros.

«Se permanecerdes fiéis à minha mensagem, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» Jo 8, 31-32

 

Marinha Grande, 26 de Agosto de 2024

Joaquim Mexia Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário