Na Vigília de Pentecostes na Sé de Lisboa, o Bispo Auxiliar D. Joaquim Mendes sublinhou que “na área metropolitana de Lisboa há 532.762 jovens, entre os 14 e os 30 anos, e em Portugal 1.873.504” e convidou os jovens cristãos ao anunciarem-lhes Jesus Cristo. “A grande maioria desconhece o grande anúncio: ‘Deus ama-te’, ‘Cristo salva-te’; ‘Ele vive’ (CV, cap. IV). Como lhes fazer chegar este anúncio? Como testemunhar-lhes que isto é verdade e que nós o experimentamos na nossa própria vida? Que o Espírito Santo renove em cada um de nós a experiência deste grande anúncio e que nós o levemos e testemunhemos a todos. Que o fogo do Espírito nos mova à missão!”, desejou o prelado.
Organizada pelo Serviço da Juventude de Lisboa, esta celebração, na noite de 22 de maio, contou com a participação dos jovens dos COVs e COPs (responsáveis vicariais e paroquiais), que tinham estado reunidos, nesse dia com o Comité Organizador Diocesano (COD) de Lisboa. “Nesta vigília, peçamos que o Espírito venha sobre nós, nos transforme, nos renove, nos mova à missão, a caminho da JMJ 2023”, salientou o Bispo Auxiliar do Patriarcado.
A Vigília de Pentecostes foi transmitida, em direto, na página no Facebook do Jornal VOZ DA VERDADE, com D. Joaquim Mendes a evidenciar três “sinais” que “o Espírito Santo pode realizar”: “a transformação” – “não tenhais medo de que Deus abra novas estradas na vossa vida”; “a unidade” – “o Espírito Santo gera comunhão, gera unidade, que não significa uniformidade, mas unidade na diversidade, na pluralidade, na multiplicidade”; e “a missão” – “o Espírito Santo faz-nos sair de nós, impele-nos a sair em direção às periferias geográficas e existenciais, para aí anunciar e testemunhar o Evangelho. E temos tantas periferias na nossa Diocese! Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a identificá-las e a sair”.
Patriarcado de Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário