28 outubro 2023

Papa conclui os trabalhos do Sínodo e recorda: o protagonista é o Espírito Santo

 

Após quatro semanas de XVI Assembleia Geral Ordinária no Vaticano, Francisco concluiu os trabalhos na noite deste sábado (28), na Sala Paulo VI. Em espanhol, agradeceu pela dedicação de todos e disse: "quero recordar que o protagonista deste Sínodo é o Espírito Santo". O último dia foi de leitura, aprovação e apresentação do Relatório de Síntese, que passou por votação eletrónica e secreta.
 

Andressa Collet - Vatican News 

O Papa Francisco participou na Congregação Geral da tarde deste sábado (28) da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos naquele que foi o último dia após quatro semanas de trabalho. Dia também de  leitura e aprovação do Relatório de Síntese, que passou por votação eletrónica e secreta, com apresentação do documento de 40 páginas - em versão oficial em italiano e inglês - em conferência de imprensa. Esta foi a primeira vez que os não bispos tiveram o direito de voto, como as mulheres.

A conclusão dos trabalhos do Sínodo foi feita pelo próprio Papa Francisco na noite deste sábado (28), na Sala Paulo VI. Em espanhol, agradeceu pela dedicação de todos e disse:

"Quero recordar que o protagonista do Sínodo é o Espírito Santo. Sugiro que levem convosco os textos de São Basílio, que nos preparou o Padre Davide Piras, e continuem meditando-o, porque isso pode ajudár-vos. Quero agradecer o trabalho de todos e de cada um: o cardeal Grech, não dormiu à noite; o cardeal Hollerich, mestre dos noviços; Nathalie Becquart e Luis Marín de San Martín, Giacomo Costa, Riccardo Battocchio, Giuseppe Bonfrate, Irmã Maria Grazia Angelini, Timothy Radcliffe, que nos manifestaram um saber espiritual connosco, e aos escondidos, aqueles que estão aqui atrás, que não vemos e que possibilitaram tudo isto. Obrigadao de coração a todos. Muchas gracias." 

Missa de encerramento neste domingo

Já o encerramento solene do Sínodo dos Bispos será realizado com missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro. A cerimónia deste domingo (29), com transmissão ao vivo e comentários em português pelos canais do Vatican News, está marcada para às 10h de Itália. Com o término do horário de verão na Europa neste final de semana, a missa começa às 9h no horário e Portugal. O próprio Papa Francisco, após a oração na conclusão dos trabalhos aos padres e mães sinodais, recordou a todos para atrasar os ponteiros dos relógios, uma hora.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário