15 janeiro 2023

O Papa: vigília ecuménica em 30 de setembro "para confiar a Deus os trabalhos do Sínodo"

 

Após a oração do Angelus, o Papa recordou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 18 a 25 de janeiro, sobre o tema: “Aprendam a fazer o bem, procurem a justiça” e ligou o caminho ecuménico ao “da conversão sinodal da Igreja”. Novo apelo para não esquecer "o martirizado povo ucraniano que sofre tanto" com sentimentos, ajuda e oração.

 

Mariangela Jaguraba - Vatican News

Após a oração mariana do Angelus, deste domingo (15/01), o Santo Padre anunciou que de 18 a 25 de janeiro, se realizará a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no período de Pentecostes.

O tema deste ano é extraído do profeta Isaías: "Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça". Agradeçamos ao Senhor que com fidelidade e paciência conduz o seu povo à plena comunhão, e peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e sustente com os seus dons.

A seguir, o Papa disse que "o caminho para a unidade cristã e o caminho da conversão sinodal da Igreja estão ligados".

Portanto, aproveito esta ocasião para anunciar que se realizará, no sábado, 30 de setembro próximo, na Praça de São Pedro, uma Vigília Ecuménica de Oração, com a qual confiaremos a Deus os trabalhos da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Para os jovens que virão à Vigília haverá um programa especial durante todo aquele fim de semana, organizado pela Comunidade de Taizé. A partir de agora, convido os irmãos e irmãs de todas as confissões cristãs a participar neste encontro do Povo de Deus.

A seguir, o Papa convidou os fiéis a não se esquecerem do "martirizado povo ucraniano, que tanto sofre! Fiquemos perto dele com os nossos sentimentos, com a nossa ajuda e coma nossa oração".

Francisco saudou também fiéis espanhóis provenientes de Múrcia e os de Sciacca, na Sicília. "Que a sua visita ao túmulo de Pedro fortaleça a sua fé e seu testemunho", concluiu o Papa, pedindo a todos para não se esquecerem de rezar por ele.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário