08 abril 2022

Cardeal-Patriarca convoca membros para a Reunião Diocesana Pré-Sinodal

 

O encontro que vai assinalar, no Patriarcado de Lisboa, a conclusão da fase diocesana do Sínodo dos Bispos vai decorrer no dia 14 de maio, no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal.

Numa carta endereçada a todos os membros dos órgãos colegiais e responsáveis pela dinamização pastoral da diocese, o Cardeal-Patriarca saúda aqueles participantes na Reunião Diocesana Pré-Sinodal e lembra que a conclusão desta fase diocesana do Sínodo dos Bispos sobre não pretende assinalar o fim do tema. Pelo contrário, “é o balanço projetivo das reflexões feitas de há meses para cá em vários grupos e instâncias da diocese, envolvendo muitas pessoas e ocasionando tantas partilhas e propostas, rumo a uma Igreja verdadeiramente ‘sinodal’, em que caminhamos juntos e repartimos carismas e missões”, assinala D. Manuel Clemente, assegurando que esta fase motiva o caminho seguinte da diocese. “Assim avançaremos para o futuro, mais irmanados na missão e para a evangelização dentro e fora das nossas comunidades”, referiu.
Juntamente com o decreto de nomeação o Coordenador Diocesano do Sínodo dos Bispos, cónego Rui Pedro Carvalho, avançou o horário para o encontro de avaliação da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, no dia 14 de maio, no Turcifal:


09h30 - Acolhimento
10h00 - Oração inicial
10h15 - Palavras Introdutórias
10h30 - Contextualização da caminhada sinodal e apresentação do relatório final
11h00 - Intervalo
11h20 - Trabalho de grupos
13h00 - Almoço
14h30 - Painel com vivências da fase diocesana
16h00 - intervalo
16h15 - Apresentação e votação da síntese diocesana
17h15 - Missa


Na última semana, o cónego Rui Pedro Carvalho também agradeceu o “empenho e trabalho” dos coordenadores locais. “Em nome da equipa diocesana, escrevo para agradecer o vosso empenho e trabalho de coordenação ao longo desta etapa da fase diocesana. Pela qualidade das sínteses que estamos a receber e pela quantidade de pessoas envolvidas, constatamos um grande dinamismo que este caminho em conjunto está a realizar na nossa Diocese”, refere uma carta do coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos.

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário