31 janeiro 2023

O grito do Papa contra o novo colonialismo

 
Multidão saúda o Papa nas ruas de Kinshasa  (AFP or licensors)
 
O abraço de Francisco a um povo provado pelos conflitos e pela pobreza, que do Sucessor de Pedro recebe o estímulo para se libertar de todas as formas de exploração.
 

ANDREA TORNIELLI

Um país "imenso e cheio de vida", o segundo pulmão do planeta depois da Amazónia graças à extensão da sua floresta tropical, que é saqueada avidamente. Um país com imensos recursos naturais, “atingido pela violência como se fosse um murro no estômago”, que “parece há muito sem fôlego”. Depois de ser saudado por milhares de pessoas de todas as idades que se aglomeravam na estrada do aeroporto de N'djili ao centro da megalópole de Kinshasa, o Papa Francisco enviou a sua primeira mensagem à República Democrática do Congo e a toda a África.

No jardim do Palais de la Nation, sentado ao lado do presidente Felix Tshisekedi Tshilombo, o Sucessor de Pedro pronunciou palavras de apoio aos congoleses que resistem às tentativas de fragmentar o país atravessado pela violência e recordou mais uma vez o objeto de exploração do Congo e de forma geral de todo o continente africano.

“Depois do político – disse Francisco – desencadeou-se um colonialismo económico igualmente escravizador”. É um colonialismo mais subtil e menos vistoso, que esvazia os povos africanos da liberdade e da autodeterminação. Assim, acrescentou o Papa, no Congo “chegou-se ao paradoxo de os frutos da sua terra o tornarem «estrangeiro» para os próprios habitantes. O veneno da ganância tornou os seus diamantes ensanguentados. É um drama face ao qual, muitas vezes, o mundo economicamente mais desenvolvido fecha os olhos, os ouvidos e a boca. 

Francisco quis vir até aqui para abraçar este povo provado pelos conflitos e pela pobreza, para fazer com que abramos os olhos, os ouvidos e a boca, lembrando-nos dos conflitos esquecidos que compõem os pedaços cada vez maiores da Terceira Guerra Mundial e das consequências de um sistema económico-financeiro que "mata" porque não tem no centro o homem, mas o deus dinheiro.

"Mas este país e este continente - disse o Papa no seu primeiro discurso em Kinshasa - merecem ser respeitados e ouvidos, merecem espaço e atenção: tirem as mãos da República Democrática do Congo, tirem as mãos da África! Basta com este sufocar a África: não é uma mina para explorar, nem uma terra para saquear."

VN

30 janeiro 2023

O PALCO DAS JMJ



Ao princípio, confesso, também eu “embarquei” na critica ao valor apresentado para a construção do palco e respectivos arranjos para realizar as JMJ.

Claro que poderíamos invocar apenas a frase de Jesus Cristo - «Sempre tereis pobres entre vós» (Mc 14, 7) – e fazer dela a interpretação que nos conviesse para “justificar” este gasto.

Também podíamos justificar o tal valor comparando com tudo aquilo que tem sido investido ao longo do tempo em eventos vários e falando do seu retorno, como, por exemplo, o “Websummit”, concertos de rock, etc., e facilmente perceberíamos que o número de pessoas que se esperam nas JMJ é, impressionantemente, maior.
Ainda podíamos argumentar com a obra para o futuro e como ela serve para reabilitar e dar outra utilização àquele lugar.
Enfim poderíamos arranjar todos os argumentos e comparações necessárias para satisfazer as nossas consciências, justificando o tal valor a investir.

Mas, por mim, prefiro regressar à frase de Jesus - «Sempre tereis pobres entre vós» (Mc 14, 7) – e tentar tirar dela um sentido para o valor que vai ser investido, um sentido mais espiritual e ao mesmo tempo caritativo.

Os ensinamentos de Jesus Cristo e, obviamente, a Doutrina da Igreja, como não podia deixar de ser, voltam-se para os pobres, para os mais necessitados, e não são apenas aqueles pobres e necessitados de ajuda material, mas também aqueles que se desesperam, que estão sós, que são “pobres” espiritualmente, que não encontram o verdadeiro sentido da vida, o amor de Deus.
Ora, por isso mesmo, a consciência cristã tem que estar sempre voltada para estes pobres necessitados, (dos quais também nós fazemos parte em algumas alturas das nossas vidas), e assim, o ser cristão, ou melhor, o ser discípulo de Cristo, passa por aprender, para melhor conhecer Deus e assim melhor amar os outros, ajudando-os nas suas necessidades, sejam ela quais forem, materiais ou espirituais.

E é verdade, por todos constatada, que os jovens, (e não só os jovens), são, neste tempo, constantemente “bombardeados” por supostos valores que estão bem longe da solidariedade, do amor, da caridade.

Reuni-los, então, à volta do Papa Francisco, em comunhão de Igreja, ouvindo a palavra do Vigário de Cristo na terra, reflectindo sobre tudo o que ele lhes irá dizer e que os levará a comentar entre si essa verdade, encontrando caminho para o amor de Deus e, tocados por Ele, se tornarem verdadeiros discípulos de Cristo que pretendam levar a sério a imagem de São Paulo para a Igreja e assim sendo para a sociedade - «Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros» (1 Cor 12, 26) – será, com certeza, um valor inestimável que ultrapassará em muito o tal valor monetário da referida obra.

E os jovens, como sempre se afirma, são o futuro, e se o futuro puder ser moldado no amor aos outros, na caridade aos outros, em comunhão de Igreja, então o futuro será bem mais esperançoso do que agora se apresenta.

Então e todos serão “tocados” por esse amor de Deus e por Ele se deixarão conduzir?
Com certeza que não, infelizmente, mas uma parte com certeza que o será e assim poderá mudar algo que não se antevia e aqueles que, por acaso, neste encontro não encontrarem Cristo, não deixarão de ficar com a semente que mais tarde poderá florescer e tornar-se fruto neles, para eles e para todos nós.

Já estou a ver quem me estiver a ler a pensar que eu “vivo nas nuvens”, que isto é muito bonito mas não passa de palavras escritas, mas a verdade é que eu, por exemplo, também não me preocupava com os outros, nem com Deus, mas a semente que tinha sido plantada no meu coração acabou por dar fruto e, hoje em dia, mesmo sendo pecador, sou diferente e preocupo-me e tento ajudar os outros, não só materialmente, mas também espiritualmente, em tudo aquilo a que Deus me chama.

Claro que, gostaria de ouvir a “minha” Igreja dizer, claramente, que não seria preciso gastar um valor tão elevado para fazer um palco e um altar com a dignidade suficiente para receber o Papa e as JMJ, mas também penso que não compete à Igreja tal decisão.
Claro que, não sendo engenheiro nem arquitecto, acredito que talvez se pudesse fazer “coisa” mais simples, embora digna, não gastando a tal verba anunciada.
Claro que, nos tempos que hoje vivemos no nosso país, nos podemos perguntar se não irá alguém usufruir, ilegitimamente, de parte da mesma verba.

Mas no fundo o que realmente importa é o fruto espiritual, e não só, que virá destas JMJ, e esse está nas mãos de Deus que semeará, regará e fará crescer a planta da fé, para depois dar fruto e fruto que permaneça, para bem de todos nós e maior glória de Deus.

E para que assim seja, também são necessárias as orações de cada um de nós, pedindo que o Espírito Santo se derrame abundantemente sobre os jovens e sobre a humanidade.

O resto são cousas do mundo.



Marinha Grande, 30 de Janeiro de 2023
Joaquim Mexia Alves

29 janeiro 2023

Papa: não podemos desperdiçar os dons que temos e recebemos

 
 
Ao falar sobre a primeira das Bem-aventuranças “os pobres em espírito”, Francisco recordou que “eles conservam o que recebem; por isso, desejam que nenhum dom seja desperdiçado”, apontando três desafios contra a mentalidade do desperdício
 

Jane Nogara - Vatican News

Neste IV Domingo do Tempo Comum, (29/01) o Papa Francisco na oração do Angelus falou sobre as Bem-aventuranças segundo o Evangelho de Mateus. "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus" (v. 3). Francisco quis esclarecer “quem são os pobres em espírito” explicando que são aqueles que sabem que não são suficientes por si mesmos, que não são auto-suficientes e vivem como "mendigos de Deus": “sentem necessidade de Deus e reconhecem que o bem vem d’Ele, como um dom, como uma graça”. E depois de observar que os pobres em espírito conservam o que recebem; afirma "por isso, desejam que nenhum dom seja desperdiçado. Disse que hoje deter-se-ia neste aspeto típico dos pobres em espírito: não desperdiçar.

Contra a mentalidade do desperdício

E para isso o Papa propôs três desafios contra a mentalidade do desperdício. Primeiro desafio: não desperdiçar o dom que somos. “Cada um de nós é um bem, independentemente dos dotes que temos”, afirmou. “Cada mulher, cada homem é rico não apenas de talentos, mas de dignidade, é amado por Deus, é valioso, é precioso”.

“Jesus lembra-nos que somos bem-aventurados não pelo que temos, mas pelo que somos. A verdadeira pobreza, portanto, é quando uma pessoa se abandona e se deteriora, desperdiçando-se a si mesma. Lutemos, com a ajuda de Deus, contra a tentação de nos considerarmos inadequados, errados, e de sentir pena de nós mesmos”

Não desperdiçar os dons que temos

Depois, o segundo desafio: não desperdiçar os dons que temos. Aqui o Papa refere-se ao desperdício que nos é dado pela criação, os alimentos que são desperdiçados enquanto tanta gente morre de fome: 

“Os recursos da criação não podem ser usados desta maneira; os bens devem ser conservados e partilhados, para que não falte a ninguém o que é necessário. Não desperdicemos o que temos, mas difundamos uma ecologia da justiça e da caridade!”

Não descartar as pessoas

Enquanto que o terceiro desafio: não descartar as pessoas, Francisco fala sobre a cultura do descarte explicando que se joga fora egoisticamente quando alguém não nos interessa mais.

“Mas as pessoas não podem ser jogadas fora, nunca! Cada um é um dom sagrado e único, em todas as idades e em todas as condições. Respeitemos e promovamos sempre a vida!”

Concluindo. o Santo Padre propôs nos questionemos sobre estes três desafios, “Antes de tudo, como vivo a pobreza de espírito? Será que dou lugar a Deus, será que acredito que Ele seja o meu bem, a minha verdadeira e grande riqueza?”. E depois: “tenho o cuidado de não desperdiçar, sou responsável pelo uso das coisas, dos bens? E eu estou disposto a partilhá-los com outros?” Por fim o Papa recordou que devemos perguntar a nós mesmos: “considero os mais frágeis como dons preciosos, que Deus me pede para cuidar? Será que me recordo dos pobres, daqueles que não têm o necessário?”.

VN

24 janeiro 2023

A BELEZA DO AMOR OU O AMOR É A BELEZA


 
 Habituados a ver a beleza como algo visível aos olhos humanos, quedamo-nos a maior parte das vezes apenas pelo aspecto exterior, não nos preocupando de perceber se a beleza exterior é acompanhada pela beleza interior.

Poderíamos dizer que a beleza interior é o amor.
E, realmente, o amor não é visível, ao olhar humano.
Até muitas vezes os gestos, atitudes e palavras que usamos para expressar o amor, são, infelizmente, frequentemente falsas, mascaradas, apenas para atingir um qualquer fim em vista.

Curiosamente, quando pensamos na beleza humana exterior, (aferida pelos padrões da sociedade), reparamos que essa beleza é muitas vezes acompanhada com tiques de “superioridade”, de arrogância, de superficialidade.
Claro que isto é uma generalização e que, felizmente, também há muitos casos em que a beleza exterior é muito bem acompanhada com a beleza interior.

Então como “aferir” a beleza interior, ou seja, o amor?
Sabemos, aqueles que acreditam em Jesus Cristo, que o Seu amor é o único perfeito, completo, total e eterno.
É, portanto, no amor de Deus que podemos perceber a dimensão do nosso amor.

É sabido que o amor é doação, entrega de si mesmo, é a procura da felicidade do outro, dos outros, pois a felicidade dos outros leva-nos à nossa felicidade, e que só assim o amor se torna verdadeiramente amor.
Não são as “promessas de amor” ou as palavras que são o amor, porque nos lembramos de imediato que promessas e palavras leva-as o vento.

Amar é “respirar” o viver de Deus e em Deus!

Realmente só em Deus encontramos o verdadeiro amor e só deixando-nos tomar por esse amor podemos amar verdadeiramente.

O amor transforma!
Até o nosso fraco amor humano, quando nos toma, nos faz mudar para agradarmos à pessoa amada.
E como é belo e edificante ver duas pessoas que se amam verdadeiramente, procurando fazer-se mutuamente felizes.

Quanto mais, portanto, o amor de Deus em nós nos transforma, nos enche e preenche, e nos faz termos uma pequena parcela do divino, do divino amor que a todos ama sem condições.
É que tomados por esse amor de Deus, vamos procurar amar todos os outros, até mesmo aqueles que não nos amam ou nos querem mal.

Impossível?
Não, porque a Deus nada é impossível e por isso mesmo nada é impossível ao amor de Deus em nós.
E quando assim acontece com alguém que conhecemos, nem sequer reparamos na beleza exterior, se a mesma existe ou não por padrões humanos, porque a beleza do amor nessa pessoa torna o seu interior tão belo, que essa beleza se transmite, se sente, se vê, se vive exteriormente.

Então percebemos que a beleza do amor de Deus em nós também nos torna belos em Deus, porque o nosso todo, exterior e interior, é tocado por Deus e tudo o que Deus toca torna-se belo por amor.

Por isso o amor é belo e por isso a beleza é o amor de Deus!



Monte Real, 24 de Janeiro de 2023
Joaquim Mexia Alves
 

19 janeiro 2023

CONVERSAS NO CAMINHAR I


 
 
Provocação - Coloca-te perante ti e pergunta-te seriamente que caminho estás a fazer neste encontro com Deus que queres para a tua vida.
Reflexão - Terei que examinar verdadeiramente o que me motiva, o que me apaixona, a verdade da procura no meu coração.

P - Então fá-lo sem medo, entregando-te ao Espírito Santo, para que Ele te guie e te mostre com a verdade os passos que dás em frente e os passos em que retrocedes.
R - Em primeiro lugar quero acreditar que me move o amor de Deus, o amor a Deus, a vontade de fazer a sua vontade.

P - Mas porquê? Para te satisfazeres, para te sentires bem, ou por achares que estás a fazer o que é devido para seguires Cristo?
R - Pois, o problema está muitas vezes aí. Será que o faço para me sentir bem, para me sentir “aconchegado” pela presença de Deus, ou então, também, por achar que Ele precisa de mim e fica contente por eu fazer o que faço ou querer fazer o que Ele quer?
É tão estranho reconhecer que talvez as minhas razões não sejam as melhores!

P - Não te preocupes com isso e abre o teu coração, a tua alma. Deixa que saia de lá aquilo que tantas vezes se calhar não tens coragem, ou mesmo até tens vergonha perante ti próprio de admitir.
R - E se eu olho para trás e reconheço que o meu caminho afinal está errado, ou melhor, que o faço por motivos que não são os verdadeiros, os mais puros?

P - Estás aqui, não estás? A tentar abrir o teu coração e o teu ser perante Deus e perante ti, por isso tens que reconhecer que nem tudo pode estar errado, ou seja, que no profundo do teu coração está Deus que te quer guiar ao seu encontro.
R - Sim reconheço isso. Se não houvesse em mim uma ânsia de ser o que Ele quer, com certeza não me perguntaria porque faço o caminho ou como faço o caminho.

P - Exactamente. Então o que te incomoda?
R - Sabes que uma das coisas que me é difícil de perceber, ou melhor de viver, é esta “capacidade” para escrever e, por exemplo, fazer oração.

P - Porquê?
R - Porque embora reconheça que tudo vem dEle, mesmo assim acho ou penso que tenho algum mérito nisso e isso incomoda-me, porque queria ser completamente liberto de tudo isso para não me ufanar, não me sentir “especial”!

P - Se isso te incomoda significa que dentro de ti a tua consciência te alerta para o perigo da vã glória, e isso é bom, porque também significa que Ele mesmo te alerta, mas te dá a mão.
R - Mas eu não queria “deleitar-me” com elogios, com referências, com parabéns! Queria que não os houvesse, (será que queria mesmo?), ou então que lhes fosse completamente indiferente.
Vês esta divisão que vive em mim, que me marca. Nem sequer ter a certeza se quero ou não quero essas atitudes para comigo?

P - Mas quando recebes esses elogios, essas referências, achas que te são devidas? Achas que são fruto apenas de ti, do que podes ou consegues fazer sozinho?
R - Não, claro que não! Claro que reconheço que é Ele que faz em mim, mas de algum modo sinto que fui "escolhido" e isso orgulha-me como se eu tivesse algum mérito nisso.
E depois dizem-me para me entregar, para tudo confiar, mas estas dúvidas de pureza de intenções não me largam, parece que não me deixam libertar do meu eu, do eu com o qual eu me parece não sei lidar.

P - Poderás não saber lidar tão bem, mas repara que ao te permitires reconhecer tudo isso, significa que no fundo te estás a abrir a Ele e que Ele te vai guiando no caminho que queres caminhar.
Sabes bem que a sua misericórdia é infinita e que Ele te conhece melhor do que tu te conheces, por isso sempre tens a sua mão a levantar-te para Ele.
R - Sabes, apetece-me tantas vezes abandonar tudo! Não é abandonar Deus e o caminho que vou fazendo, mas sim todas as coisas em que estou envolvido e ser apenas mais um entre todos, sem intervenção pública, sem dar a cara.
Mas quando penso nisso fico sempre apreensivo e dividido entre fazê-lo para me libertar ou fazê-lo para me pedirem que não o faça?
E se seu estiver errado e Ele quiser que eu faça o que faço porque realmente me chamou para o fazer?

P - Não te sei responder, mas, no entanto, digo-te que confies e te abras a tudo o que possa acontecer. Se não te chamarem, não te imponhas. Se não te perguntarem, não opines. Se não quiserem precisar de ti, não te faças “necessário”. Não queiras impor a tua presença como se ela fosse necessária. Se Ele quiser que O sirvas de qualquer modo, Ele te chamará do modo que melhor entender e tu irás entender que é Ele que te chama.
R - E isso não me irá “doer” se por acaso não for chamado? Não irei criticar e julgar porque não me quiseram usar para servir? Serei capaz de estar com alegria onde outros estiverem a fazer o que eu fazia?

P - Tens que confiar e rezar permanentemente. Não dizes tu que é preciso invocar sempre o Espírito Santo? Então fá-lo com todas as tuas forças e pede-lhe para Ele te guiar e ajudar a suportar tudo aquilo que humanamente te possa magoar, embora no fundo saibas que isso é apenas caminho de crescimento, caminho de encontro com Deus.
Só comungando com os outros, só alegrando-te no que os outros fazem de bem, serás comunhão também com Deus e assim aquilo que te parecia impossível de ultrapassar, será ultrapassado e, pelo menos em relação a isso, alcançarás a paz.
Mas não penses que tudo fica resolvido, porque o teu caminho de aprendizagem é longo e difícil, e por muito terás ainda que passar. Mas anima-te porque Ele está a moldar-te segundo a sua vontade.


Marinha Grande, 19 de Janeiro de 2023
Joaquim Mexia Alves
 

15 janeiro 2023

O Papa: vigília ecuménica em 30 de setembro "para confiar a Deus os trabalhos do Sínodo"

 

Após a oração do Angelus, o Papa recordou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 18 a 25 de janeiro, sobre o tema: “Aprendam a fazer o bem, procurem a justiça” e ligou o caminho ecuménico ao “da conversão sinodal da Igreja”. Novo apelo para não esquecer "o martirizado povo ucraniano que sofre tanto" com sentimentos, ajuda e oração.

 

Mariangela Jaguraba - Vatican News

Após a oração mariana do Angelus, deste domingo (15/01), o Santo Padre anunciou que de 18 a 25 de janeiro, se realizará a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no período de Pentecostes.

O tema deste ano é extraído do profeta Isaías: "Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça". Agradeçamos ao Senhor que com fidelidade e paciência conduz o seu povo à plena comunhão, e peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e sustente com os seus dons.

A seguir, o Papa disse que "o caminho para a unidade cristã e o caminho da conversão sinodal da Igreja estão ligados".

Portanto, aproveito esta ocasião para anunciar que se realizará, no sábado, 30 de setembro próximo, na Praça de São Pedro, uma Vigília Ecuménica de Oração, com a qual confiaremos a Deus os trabalhos da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Para os jovens que virão à Vigília haverá um programa especial durante todo aquele fim de semana, organizado pela Comunidade de Taizé. A partir de agora, convido os irmãos e irmãs de todas as confissões cristãs a participar neste encontro do Povo de Deus.

A seguir, o Papa convidou os fiéis a não se esquecerem do "martirizado povo ucraniano, que tanto sofre! Fiquemos perto dele com os nossos sentimentos, com a nossa ajuda e coma nossa oração".

Francisco saudou também fiéis espanhóis provenientes de Múrcia e os de Sciacca, na Sicília. "Que a sua visita ao túmulo de Pedro fortaleça a sua fé e seu testemunho", concluiu o Papa, pedindo a todos para não se esquecerem de rezar por ele.

VN

O Papa: libertarmo-nos dos apegos é o passo decisivo para crescer no espírito de serviço

 
 
No Angelus deste domingo, Francisco refletiu sobre o testemunho de João Batista a propósito de Jesus, depois de tê-lo batizado no rio Jordão. Segundo o Papa, a declaração de João Batista revela o seu "espírito de serviço. Ele tinha sido enviado para preparar o caminho para o Messias e o fizera sem se poupar. João, tendo cumprido a sua missão, sabe afastar-se, retira-se de cena para dar lugar a Jesus". 
 

Mariangela Jaguraba - Vatican News

O Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus, deste domingo (15/01), com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

Neste encontro dominical, o Pontífice refletiu sobre o testemunho de João Batista a propósito de Jesus, depois de tê-lo batizado no rio Jordão. De facto, João Batista diz: "É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim." "Este é o testemunho", frisou o Papa.

Dar lugar a Jesus

Esta declaração, este testemunho, revela o espírito de serviço de João. Ele tinha sido enviado para preparar o caminho para o Messias e o fizera sem se poupar. Humanamente, alguém poderia pensar que ele receberia um "prêmio", um lugar de destaque na vida pública de Jesus, mas não. João, tendo cumprido a sua missão, sabe afastar-se, retira-se de cena para dar lugar a Jesus.

João viu o Espírito descer sobre Jesus, "o indicou como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e agora, por sua vez, ele escuta-o humildemente. De profet torna.se discípulo. Ele pregou ao povo, reuniu discípulos e formou-os por muito tempo. No entanto, não prende ninguém a si". "Isto é difícil, mas é o sinal do verdadeiro educador: não prender as pessoas a si", ressaltou o Papa, destacando que João "coloca os seus discípulos nas pegadas de Jesus. Não está interessado em ter seguidores para si, em obter prestígio e sucesso, mas dá testemunho e depois dá um passo atrás, para que muitos tenham a alegria de encontrar Jesus. Podemos dizer que ele abre a porta e vai-se embora".

Libertação dos apegos

Com o seu espírito de serviço, e este é um verdadeiro espírito de serviço, com a sua capacidade de abrir espaço a Jesus, João Batista ensina-nos uma coisa importante: a libertação dos apegos. Ensina-nos a libertar-nos dos apegos. Sim, porque é fácil apegarmo-nos a papéis e cargos, à necessidade de ser estimado, reconhecido e premiado. Isto, embora natural, não é uma coisa boa, porque o serviço envolve a gratuitidade, o verdadeiro serviço envolve a gratuitidade, o cuidar dos outros sem vantagens para nós, sem segundas intenções, sem esperar na troca em troca. Far-nos-á bem cultivar, como João, a virtude de nos afastarmos no momento oportuno, testemunhando que o ponto de referência da vida é Jesus. Afastarmo-nos, aprender a dizer adeus. Cumpri esta missão, fiz esta reunião, coloco-me de lado e abro espaço para o Senhor. Aprender a  colocar-me de lado, não pegar em algo para ter um retorno para nós.

A seguir, Francisco convidou a pensar "em como isto é importante para um sacerdote, que é chamado a pregar e celebrar não por protagonismo ou interesse, mas para acompanhar os outros a Jesus. Pensemos em como é importante para os pais, que ajudam a crescer os filhos com tantos sacrifícios, mas depois têm que deixá-los livres para seguirem o seu caminho no trabalho, no matrimónio, na vida. É bonito e justo que os pais continuem garantindo a sua presença, dizendo aos filhos: “Não os deixaremos sozinhos”, mas com discrição, sem intromissão. A liberdade de crescer".

Crescer no espírito de serviço

O mesmo vale para outros âmbitos, como a amizade, a vida conjugal, a vida comunitária. Libertarmo-nos dos apegos do próprio ego e saber afastar-me, custa, mas é muito importante: é o passo decisivo para crescer no espírito de serviço. Crescer no espírito de serviço fazendo as coisas e colocando-me de lado, sem procurcr recompensa.

O Papa convidou-nos a fazer as seguintes perguntas: "Somos capazes de abrir espaço para os outros? De escutá-los, de deixá-los livres, de não prendê-los a nós exigindo reconhecimento? Até de deixá-los falar. Deixá-los falar, abrir espaço para os outros. alegrar-nos pelo facto de as pessoas seguirem o seu caminho e o seu chamamento, mesmo que isso implique um pouco de distanciamento de nós? Regozijamo-nos com as suas realizações, com sinceridade e sem inveja? Alegramo-nos quando os outros vão adiante, com sinceridade, sem inveja? Isto é deixar os outros crescer".

"Que Maria, a serva do Senhor, nos ajude a libertar-nos dos apegos, e a abrir espaço ao Senhor e aos outros", concluiu Francisco.

VN

 

11 janeiro 2023

O Papa: ser missionário, ser apostólico é uma dimensão vital para a Igreja

 
 
Contudo, disse Francisco, "pode acontecer que o ardor apostólico, o desejo de alcançar os outros com o bom anúncio do Evangelho, diminua. Quando a vida cristã perde de vista o horizonte do anúncio, adoece: fecha-se em si mesma, torna-se auto referencial, atrofia-se. Sem zelo apostólico, a fé esmorece".
 

Vatican News

O Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses na Audiência Geral, desta quarta-feira (11/01), dedicado a um tema urgente e decisivo para a vida cristã: a paixão pela evangelização, ou seja, o zelo apostólico

Segundo o Pontífice, "trata-se de uma dimensão vital para a Igreja: com efeito, a comunidade dos discípulos de Jesus nasce apostólica, missionária, não proselitista e isto desde o início tivemos que distinguir". "Ser missionário, ser apostólico, evangelizar não é o mesmo que fazer proselitismo, não tem nada a ver uma coisa com a outra. É uma dimensão vital para a Igreja", sublinhou Francisco.

Sem zelo apostólico, a fé esmorece

O Espírito Santo plasma a Igreja em saída "a fim de que não permaneça fechada em si mesma, mas seja extrovertida, testemunha contagiosa de Jesus, destinada a irradiar a sua luz até aos extremos confins da terra".

Contudo, pode acontecer que o ardor apostólico, o desejo de alcançar os outros com o bom anúncio do Evangelho, diminua. Quando a vida cristã perde de vista o horizonte do anúncio, adoece: fecha-se em si mesma, torna-se autorreferencial, atrofia-se. Sem zelo apostólico, a fé esmorece. Ao contrário, a missão é o oxigênio da vida cristã: tonifica-a e purifica-a.

A seguir, Francisco iniciou o caminho de redescoberta da paixão evangelizadora, começando das Escrituras e do ensinamento da Igreja, para haurir das fontes o zelo apostólico. 

No episódio evangélico do chamado do apóstolo Mateus, tudo começa com Jesus, que “vê” - diz o texto - «um homem». Poucos viam Mateus como era: conheciam-no como aquele que estava «sentado no banco dos impostos». Era cobrador de impostos: ou seja, alguém que cobrava os tributos em nome do império romano, que ocupava a Palestina. Em síntese, era um colaboracionista, um traidor do povo. Podemos imaginar o desprezo que o povo sentia por ele: era um “publicano”.

Jesus vai à pessoa, ao coração

"Mas, aos olhos de Jesus", frisou o Papa, "Mateus é um homem, com as suas misérias e a sua grandeza. Jesus não se limita aos adjetivos, Jesus procura  sempre o substantivo. 'Este é um pecador, este é um tal...' são adjetivos":

Jesus vai à pessoa, ao coração, esta é uma pessoa, este é um homem, esta é uma mulher, Jesus vai à substância, ao substantivo, nunca ao adjetivo, deixa passar os adjetivos". E enquanto entre Mateus e o seu povo há distância, Jesus aproxima-se dele, porque cada homem é amado por Deus. Este olhar de Jesus que é belíssimo, que vê o outro, quem quer que seja, como destinatário de amor, é o início da paixão evangelizadora. Tudo começa a partir deste olhar, que aprendemos com Jesus

Movimento e meta

Portanto, tudo começa pelo olhar de Jesus. A isto segue-se a - segunda passagem - um movimento. Mateus estava sentado no banco dos impostos; Jesus disse-lhe: «Segue-me!». E ele «levantou-se e segui-o». O texto diz: “levantou-se”. “Por que é tão importante este detalhe? Porque naquela época quem estava sentado tinha autoridade sobre os outros“, respondeu o Papa. “Em síntese, quem estava sentado tinha poder. A primeira coisa que Jesus faz é separar Mateus do poder: do estar sentado para receber os outros, coloca-o em movimento rumo aos outros; fá-lo deixar uma posição de supremacia para o colocar ao mesmo nível dos irmãos e para abrir-lhe os horizontes do serviço. É isto que Cristo faz, e isto é fundamental para os cristãos", sublinhou Francisco.

Um olhar, um movimento e, no final, uma meta. Jesus vai até à casa de Mateus e ali,  Mateus prepara-lhe «um grande banquete», no qual «participa uma grande multidão de publicanos». "Mateus regressa ao seu ambiente, mas volta mudado e com Jesus".

A Igreja cresce por atração

Segundo o Papa, "o seu zelo apostólico não começa num lugar novo, puro e ideal, mas lá onde vive, com as pessoas que conhece. Eis a mensagem para nós: não devemos esperar ser perfeitos e ter percorrido um longo caminho atrás de Jesus para dar testemunho d'Ele; o nosso anúncio começa hoje, lá onde vivemos. E não começa por procurar convencer os outros, mas testemunhando todos os dias a beleza do Amor que olhou para nós e fez-nos levantar".

Francisco recordou uma expressão de Bento XVI que dizia a propósito: "A Igreja não faz proselitismo. Ao contrário, ela desenvolve-se por atração". E contou que num hospital da Argentina chegou um grupo de religiosas coreanas que não sabia uma palavra de espanhol, mas logo os doentes sentiram-se amados porque com os seus gestos e olhares tinham comunicado Jesus. "Esta é a atração, contrária ao proselitismo", concluiu o Papa, afirmando que "este testemunho atraente e jubiloso é a meta para a qual Jesus conduz-nos com o seu olhar de amor e com o movimento em saída que o seu Espírito suscita no nosso coração".

VN

10 janeiro 2023

DIÁLOGOS COM O SENHOR DEUS 24


 
Apetecia-me perguntar aquilo que muita gente Te pergunta: Porquê eu, Senhor?
Podia responder-te de forma simples perguntando porque não tu e sim outro qualquer.

Eu compreendo, mas por vezes é tão difícil entender e aceitar.
Sabes bem, porque sabes que Eu sou “apenas e só” amor, que nunca poderia “atribuir” problemas ou sofrimento a ninguém.

Mas porquê, Senhor? Porquê o sofrimento?
Faz parte da condição humana. Repara que o corpo humano é perecível e frágil.
Assim, mesmo que não tivesses doença nenhuma ao longo da vida, quando o corpo começa a envelhecer é normal que tenha problemas, dificuldades, dores, sofrimentos, enfim.
Lembra-te, também, que para além do sofrimento físico existem também os sofrimentos “sentimentais”, emocionais, porque dada a condição de fraqueza do homem pecador, os ciúmes, as traições, a má-língua, etc., etc., também provocam o sofrimento ao longo da vida.

Mas pode existir um sentido no sofrimento?
Não, meu filho, não se pode atribuir um sentido ao sofrimento como se ele fosse coisa boa.

Mas pode-se tirar um sentido do sofrimento. Como?
Repara que Jesus Cristo enquanto Homem, sofreu tudo o que há para sofrer, desde o sofrimento físico, ao mental, sentimental, até à morte e morte de Cruz, como escreve Paulo.
E repara que Ele não desejava o sofrimento, por isso mesmo naquela hora pediu ao Pai que afastasse dEle “aquele cálice”.
Contudo aceitou o sofrimento porque lhe deu um sentido e um sentido extraordinário.
Já que o ia viver ofereceu-o inteiramente pela salvação do Homem.

Devo então desejar o sofrimento para oferecer pelos outros?
Não, meu filho, não deves tu nem ninguém desejar o sofrimento seja porque razão for.
Mas já que o sofrimento é inerente à vida é aceitá-lo, combatendo-o com certeza pelos meios à disposição, e oferecê-lo pelos outros que sofrem também ou que ainda não Me quiseram encontrar.
Então o sofrimento terá um sentido e mesmo no meio da tribulação trará paz e tranquilidade porque se reveste de amor aos outros.

Obrigado. Tens sempre razão, obviamente, porque eu sinto o que me dizes quando aceito o sofrimento e o ofereço pelos outros.
Unidos à Cruz de Cristo todos se tornam obreiros da salvação dos homens pela Minha graça e pelo Meu amor.



Monte Real, 10 de Janeiro de 2023
Joaquim Mexia Alves


Papa - para o Dia Mundial dos Doentes:“Viver indiferentes à dor não é uma opção possível”

 
 Papa Francisco e os doentes 
 
“Fomos criados para a plenitude que só se alcança no amor. Viver indiferentes à dor não é uma opção possível”. Com o tema da compaixão como exercício sinodal de cura, Francisco apresentou a mensagem para o Dia Mundial dos Doentes 2023
 

Jane Nogara - Vatican News

“Trata bem dele!” A compaixão como exercício sinodal de cura. Assim o Papa intitulou a sua Mensagem para o XXXI Dia Mundial do Doente que será celebrado em 11 de fevereiro de 2023 recordando a parábola do Bom Samaritano. A doença faz parte da nossa experiência humana, escreveu Francisco logo no início da sua Mensagem, mas “pode tornar-se desumana, se for vivida no isolamento e no abandono, se não for acompanhada pelo desvelo e a compaixão”.

Caminhar juntos

E observa a importância da nossa caminhada ao afirmar que nestes momentos pode-se ver como estamos a caminhar: “se é verdadeiramente um caminhar juntos, ou se se vai na mesma estrada mas cada um por conta própria, cuidando dos próprios interesses e deixando que os outros ‘se arranjem’. Por isso”, continua, “neste XXXI Dia Mundial do Doente e em pleno percurso sinodal, convido-vos a refletir sobre o facto de podermos aprender, precisamente através da experiência da fragilidade e da doença, a caminhar juntos segundo o estilo de Deus, que é proximidade, compaixão e ternura”.

A fragilidade faz parte do nosso caminho

“Naturalmente as experiências do extravio, da doença e da fragilidade fazem parte do nosso caminho: não nos excluem do povo de Deus”, acrescentou na Mensagem, “pelo contrário, colocam-nos no centro da solicitude do Senhor, que é Pai e não quer perder pela estrada nem sequer um dos seus filhos". Enfatizando que se “trata de aprender com Ele a ser verdadeiramente uma comunidade que caminha em conjunto, capaz de não se deixar contagiar pela cultura do descarte”.

O Bom Samaritano

Ao falar sobre a parábola do Bom Samaritano exemplificou o estilo de Deus: “Com efeito, há uma profunda conexão entre esta parábola de Jesus e as múltiplas formas em que é negada hoje a fraternidade. Não é fácil distinguir os atentados à vida e à sua dignidade que provêm de causas naturais e, ao invés, aqueles que são provocados por injustiças e violências. Na realidade, o nível das desigualdades e a prevalência dos interesses de poucos já incidem de tal modo sobre cada ambiente humano que é difícil considerar ‘natural’ qualquer experiência. Cada doença realiza-se numa ‘cultura’ por entre as suas contradições”.

Reconhecer a solidão e abandono

Voltando ao ponto focal da mensagem acrescenta “O que importa aqui é reconhecer a condição de solidão, de abandono. Trata-se duma atrocidade que pode ser superada antes de qualquer outra injustiça, porque para a eliminar – como conta a parábola – basta um momento de atenção, o movimento interior da compaixão”.

A nossa vulnerabilidade

“Nunca estamos preparados para a doença”, recorda o Papa, “e muitas vezes nem sequer para admitir a idade avançada. Tememos a vulnerabilidade, e a invasiva cultura do mercado impele-nos a negá-la. Não há espaço para a fragilidade. E assim o mal, quando irrompe e nos ataca, deixa-nos por terra atordoados”. E assinala as consequências “então pode acontecer que os outros nos abandonem, ou nos pareça que devemos abandoná-los a fim de não nos sentirem um peso para eles. Começa assim a solidão, e envenena-nos a sensação amarga duma injustiça, devido à qual até o Céu parece fechar-se para nós”.

Igreja: prestação de cuidados

“Por isso mesmo é tão importante, relativamente também à doença, que toda a Igreja se confronte com o exemplo evangélico do bom samaritano, para se tornar um válido ‘hospital de campanha’: com efeito a sua missão, especialmente nas circunstâncias históricas que atravessamos, exprime-se na prestação de cuidados”.

Objetivos do Dia Mundial do Doente

Por fim o Papa escreve: “o Dia Mundial do Doente não convida apenas à oração e à proximidade com os que sofrem, mas visa ao mesmo tempo sensibilizar o povo de Deus, as instituições de saúde e a sociedade civil para uma nova forma de avançar juntos”. E afirma ainda: “A Palavra de Deus – não só na denúncia, mas também na proposta – é sempre iluminadora e de hoje. Na realidade, a conclusão da parábola do Bom Samaritano sugere-nos como a prática da fraternidade, que começou por um encontro de indivíduo com indivíduo, se pode alargar para um tratamento organizado”.

“Trata bem dele!”

Concluindo Francisco reitera a recomendação do samaritano ao estalajadeiro: “Trata bem dele!”. Porém, continua, Jesus repete-a igualmente a cada um de nós na exortação conclusiva: ‘Vai e faz tu também o mesmo’. Como evidenciei na encíclica Fratelli tutti, ‘a parábola mostra-nos as iniciativas com que se pode refazer uma comunidade a partir de homens e mulheres que assumem como própria a fragilidade dos outros, não deixam constituir-se uma sociedade de exclusão, mas fazem-se próximos, levantam e reabilitam o caído, para que o bem seja comum’. Efetivamente ‘fomos criados para a plenitude que só se alcança no amor. Viver indiferentes à dor não é uma opção possível’”.

VN

08 janeiro 2023

JMJ Lisboa 2023: Estamos a caminho

Descarregue aqui as edições do suplemento "Estamos a Caminho", do jornal Voz da Verdade. 

#50 - 8 de janeiro de 2023 (NOVO)
#49 - 1 de janeiro de 2023
#48 - 25 de dezembro de 2022
#47 - 18 de dezembro de 2022
#46 - 11 de dezembro de 2022
#45 - 4 de dezembro de 2022
#44 - 27 de novembro de 2022
#43 - 20 de novembro de 2022
#42 - 13 de novembro de 2022
#41 - 6 de novembro de 2022
#40 - 30 de outubro de 2022
#39 - 23 de outubro de 2022
#38 - 16 de outubro de 2022
#37 - 9 de outubro de 2022
#36 - 2 de outubro de 2022
#35 - 25 de setembro de 2022
#34 - 18 de setembro de 2022
#33 - 11 de setembro de 2022
#32 - 4 de setembro de 2022
#31 - 28 de agosto de 2022
#30 - 21 de agosto de 2022
#29 - 14 de agosto de 2022
#28 - 7 de agosto de 2022 - edição especial
#27 - 31 de julho de 2022
#26 - 24 de julho de 2022
#25 - 17 de julho de 2022
#24 - 10 de julho de 2022
#23 - 3 de julho de 2022
#22 - 26 de junho de 2022
#21 - 19 de junho de 2022
#20 - 12 de junho de 2022
#19 - 5 de junho de 2022
#18 - 29 de maio de 2022
#17 - 22 de maio de 2022
#16 - 15 de maio de 2022
#15 - 8 de maio de 2022
#14 - 1 de maio de 2022
#13 - 24 de abril de 2022
#12 - 17 de abril de 2022
#11 - 10 de abril de 2022
#10 - 3 de abril de 2022
#9 - 27 de março de 2022
#8 - 20 de março de 2022
#7 - 13 de março de 2022
#6 - 6 de março de 2022
#5 - 27 de fevereiro de 2022
#4 - 20 de fevereiro de 2022
#3 - 13 de fevereiro de 2022
#2 - 6 de fevereiro de 2022
#1 - 30 de janeiro de 2022

Patriarcado de Lisboa

Papa: rezemos pelas mães que perderam os seus filhos na guerra

 
Pais e amigos participam em Kiev do funeral do soldado morto em combate, Oleksandr  (ANSA)
 
Não existem números oficiais de soldados mortos, quer do lado da Ucrânia, quer da Rússia, mas são milhares. No Angelus, o pensamento especial do Papa sobre mães que perderam os seus filhos na guerra.

Vatican News

E não nos esqueçamos dos nossos irmãos e irmãs ucranianos! Eles sofrem tanto com a guerra! Este Natal de guerra, sem luz, sem calor, eles sofrem muito! Por favor, não nos esqueçamos deles.

Como faz desde 24 de fevereiro de 2022, início da guerra, também no Angelus deste domingo, festa do Batismo de Jesus, o Papa Francisco dirigiu o seu olhar para a Ucrânia, recordando de forma especial, as mães, tanto ucranianas como russas, que perderam os seus filhos na guerra:

E hoje, vendo Nossa Senhora com o menino no Presépio, que amamenta-o, penso nas mães das vítimas da guerra, dos soldados que morreram nesta guerra na Ucrânia. As mães ucranianas e as mães russas  que perderam os seus filhos. Este é o preço da guerra. Rezemos 

VN

O Papa: a justiça de Deus é misericordiosa

 

O Papa Francisco na janela do apartamento pontifício durante a sua alocução antes de
rezar o Angelus
 

"Sou uma pessoa que divide ou que partilha?", perguntou Francisco no Angelus, convidando-nos a fazer como Jesus, que revelou a sua missão às margens do Jordão: partilhar, carregar os fardos uns dos outros, olharmo-nos com compaixão, ajudar-nos uns aos outros.
 

Jackson Erpen - Cidade do Vaticano

"Não dividindo, mas partilhando". Nas margens do Jordão, Jesus mostra-nos que "a verdadeira justiça de Deus é a misericórdia que salva, o amor que partilha a nossa condição humana, faz-se próximo, compadece-se da nossa dor, entrando nas nossas obscuridades para levar a luz". Assim também nós, como discípulos de Jesus, "somos chamados a exercer deste modo a justiça, nas relações com os outros, na Igreja, na sociedade".

Após presidir a celebração da Santa Missa na Capela Sistina com o Batismo de 13 crianças, foi a vez de o Papa Francisco encontrar-se com os 30 mil fiéis e turistas de várias partes do mundo reunidos na Praça de S. Pedro para o Angelus, na festa do Batismo do Senhor. 

Inspirado no Evangelho de Mateus (Mt 3,13-14) que narra o ambiente que envolve o Batismo de Jesus por João  no rio Jordão, o Santo Padre começa por explicar que "era um rito com o qual as pessoas se arrependiam e se comprometiam a onverterem-se". Neste sentido, "um hino litúrgico diz que o povo ia ser batizado "de alma e pés descalços", uma alma aberta, sem cobrir nada, com humildade e coração transparente."

A justiça trazida por Jesus

Diante da surpresa da multidão ao ver "o Santo de Deus, o Filho de Deus sem pecado", ao lado dos pecadores e da sua escolha de receber o Batismo, Jesus dirige-se a João e disse: «Deixa por agora, pois convém que cumpramos a justiça completa».

Mas, pergunta o Papa, o que significa "cumprir toda a justiça"?

Fazendo-se batizar, Jesus revela-nos a justiça de Deus, aquela justiça que Ele veio trazer ao mundo. Nós temos tantas vezes uma ideia estreita de justiça e pensamos que ela significa: quem erra que pague e assim apaga o mal que cometeu. Mas a justiça de Deus, como ensina a Escritura, é muito maior: 0 seu propósito não é a condenação do culpado, mas a sua salvação e o seu renascimento, o torná-lo justo, de injusto a justo. É uma justiça que vem do amor, que vem daquelas entranhas de compaixão e de misericórdia que são o próprio coração de Deus, Pai que se comove quando somos oprimidos pelo mal e caímos sob o peso dos pecados e das fragilidades.

Deus é misericórdia, com a mão sempre estendida para nos reerguer

A justiça de Deus, portanto - frisou Francisco - "não quer distribuir penas e castigos", mas, como afirma o Apóstolo Paulo, "consiste em justificar a nós, os seus filhos, libertando-nos das ciladas do mal, curando-nos, reerguendo-nos (...). O Senhor está com a mão estendida para ajudar a reerguermo-nos":

E então compreendemos que, nas margens do Jordão, Jesus revela-nos o sentido da sua missão: Ele veio cumprir a justiça divina, que é salvar os pecadores; veio para tomar sobre os ombros o pecado do mundo e descer nas águas do abismo, naquelas águas da morte, de modo a recuperar-nos e não nos deixar afogar. Ele mostra-nos hoje que a verdadeira justiça de Deus é a misericórdia que salva. Nós temos medo de pensar que Deus é misericórdia, e Deus é misericórdia, porque a sua justiça é precisamente a misericórdia que salva, a sua justiça é o amor que partilha a nossa condição humana. A sua justiça faz-se próxima, compadece-se da nossa dor, entrando nas nossas obscuridades para levar a luz.

A justiça de Deus é misericordiosa

Francisco recorda então a homilia de Bento XVI em 13 de janeiro de 2008, quando afirmou que “Deus quis salvar-nos indo ele mesmo até ao fundo do abismo da morte, para que cada homem, mesmo quem caiu tão em baixo que já não vê o céu, possa encontrar a mão de Deus à qual se agarrar e subir das trevas para ver de novo a luz para a qual ele é feito."

"Nós - disse o Papa - temos medo de pensar numa justiça assim misericordiosa. Sigamos em frente. Deus é misericórdia. A sua justiça é misericordiosa. Deixemo-nos tomar pela mão, por Ele".

Sou uma pessoa que divide ou partilha?

"Também nós - completou - discípulos de Jesus, somos chamados a exercer deste modo a justiça, nas relações com os outros, na Igreja, na sociedade":

Não com a dureza de quem julga e condena dividindo as pessoas em boas e más, mas com a misericórdia de quem acolhe compartilhando as feridas e as fragilidades das irmãs e dos irmãos, para reerguê-los. Gostaria de dizer isto assim: não dividindo, mas compartilhando. Não dividir, mas compartilhar. Façamos como Jesus: compartilhemos, carreguemos os fardos uns dos outros em vez de fofocar e destruir, olhemo-nos com compaixão, ajudemo-nos uns aos outros."

"Perguntemo-nos - propôs Francisco: sou uma pessoa que divide ou que partilha?":

Pensemos um pouco: sou discípulo do amor de Jesus ou discípulo da fofoca, que divide e divide? Mas a fofoca é uma arma letal: mata, mata o amor, mata a sociedade, mata a fraternidade. Perguntemo-nos: sou uma pessoa que divide ou uma pessoa que partilha?

"E agora rezemos a Nossa Senhora, que deu à luz Jesus, imergindo-o na nossa fragilidade para que tivéssemos vida novamente", foi o convite de Francisco ao concluir sua reflexão.

VN