Michele Raviart/Mariangela Jaguraba – Vatican News
O Papa Francisco presidiu a missa na Solenidade da Santíssima Trindade, neste domingo (26/05), na Praça São Pedro, I Jornada Mundial das Crianças.
A sua homilia, feita espontaneamente, foi centrada na Santíssima Trindade. "O Pai criou-nos, Jesus salvou-nos, o Espírito Santo acompanha-nos." Assim, o Pontífice explicou às milhares de crianças presentes na Praça de São Pedro, para a I Jornada Mundial dedicada a elas, o mistério de Deus, Uno e Trino.
"Estamos aqui para rezar juntos, para rezar a Deus. Vocês concordam?", perguntou o Papa, reiterando que o Pai Criador "ama-nos muito" e faz-nos crescer.
A humildade de pedir perdão a Jesus
"Jesus!", gritam as crianças quando o Papa lhes pergunta o nome do filho de Deus. "Peçamos a Jesus para que nos ajude e esteja perto de nós", disse Francisco, porque "quando comungamos, recebemos Jesus e Jesus perdoa os nossos pecados". Isto acontece "sempre, sempre, sempre", lembrou o Papa, "para um homem ou uma mulher com muitos pecados" e "até mesmo para o mais feio dos pecadores".
Não se esqueçam disto: Jesus perdoa tudo e perdoa sempre, e nós devemos ter a humildade de pedir perdão. "Perdoa-me, Senhor, eu errei. Sou fraco. A vida colocou-me em dificuldades, mas tu perdoas tudo. Eu gostaria de mudar minha vida e tu ajudas-me".
A felicidade da fé
Não é fácil, continuou o Papa, explicar o que é o Espírito Santo, que "está dentro de nós" porque o recebemos no Batismo e nos Sacramentos. Ele "dá-nos força, consola-nos nas dificuldades". O Espírito Santo é aquele "que nos acompanha ao longo da vida". Cinco vezes o Papa pediu para as crianças repetirem isto, antes de explicar-lhes a felicidade da fé:
Queridos irmãos e irmãs, meninos e meninas, todos nós somos felizes porque acreditamos. A fé torna-nos felizes. Acreditamos em Deus que é, todos juntos: "Pai, Filho e Espírito Santo".
Oração a Maria e pela paz
Os cristãos também têm uma mãe, "Maria", respondem as crianças, a quem Francisco pediu para invocarem, rezando uma Ave-Maria com todos os fiéis. "Rezem pelos pais, pelos avós, pelas crianças doentes", exortou o Papa, e "rezem sempre e sobretudo pela paz, para que não haja guerras". "O que faz Espírito Santo?", perguntou novamente antes de prosseguir com a celebração da missa. "Ele acompanha-nos", responderam as crianças em coro.
Após a oração do Angelus e um monólogo do diretor de cinema e ator vencedor do Oscar Roberto Benigni, Francisco anunciou a data da II Jornada Mundial das Crianças, que será em setembro de 2026.
VN
Sem comentários:
Enviar um comentário