Andressa Collet - Vatican News
O Papa Francisco participou na Congregação Geral da tarde deste sábado (28) da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos naquele que foi o último dia após quatro semanas de trabalho. Dia também de leitura e aprovação do Relatório de Síntese, que passou por votação eletrónica e secreta, com apresentação do documento de 40 páginas - em versão oficial em italiano e inglês - em conferência de imprensa. Esta foi a primeira vez que os não bispos tiveram o direito de voto, como as mulheres.
A conclusão dos trabalhos do Sínodo foi feita pelo próprio Papa Francisco na noite deste sábado (28), na Sala Paulo VI. Em espanhol, agradeceu pela dedicação de todos e disse:
"Quero recordar que o protagonista do Sínodo é o Espírito Santo. Sugiro
que levem convosco os textos de São Basílio, que nos preparou o Padre
Davide Piras, e continuem meditando-o, porque isso pode ajudár-vos. Quero
agradecer o trabalho de todos e de cada um: o cardeal Grech, não dormiu à
noite; o cardeal Hollerich, mestre dos noviços; Nathalie Becquart e Luis
Marín de San Martín, Giacomo Costa, Riccardo Battocchio, Giuseppe
Bonfrate, Irmã Maria Grazia Angelini, Timothy Radcliffe, que nos
manifestaram um saber espiritual connosco, e aos escondidos, aqueles que
estão aqui atrás, que não vemos e que possibilitaram tudo isto.
Obrigadao de coração a todos. Muchas gracias."
Missa de encerramento neste domingo
Já o encerramento solene do Sínodo dos Bispos será realizado com missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro. A cerimónia deste domingo (29), com transmissão ao vivo e comentários em português pelos canais do Vatican News, está marcada para às 10h de Itália. Com o término do horário de verão na Europa neste final de semana, a missa começa às 9h no horário e Portugal. O próprio Papa Francisco, após a oração na conclusão dos trabalhos aos padres e mães sinodais, recordou a todos para atrasar os ponteiros dos relógios, uma hora.
VN
Sem comentários:
Enviar um comentário