06 novembro 2021

Papa: as crises conjugais não são uma maldição, mas uma oportunidade

 
 Papa na sala Paulo VI com a Associação "Retrouvaille" 
 
Ao encontrar na Sala Paulo VI os membros da Associação Retrouvaille, o Papa recorda o valor das feridas familiares que, ao serem colocadas ao serviço dos outros, ajudam a curar quem as vivencia. Salienta que a crise faz parte da história da salvação e convida a «perder tempo» para acompanhar os cônjuges com paciência, respeito e disponibilidade.
 

Antonella Palermo - Cidade do Vaticano

Na Sala Paulo VI, Francisco encontra no final da manhã deste sábado, 6, cerca de 600 pessoas ligadas à Associação Retrouvaille, um serviço experencial oferecido a casais ​​ou conviventes que sofrem graves problemas de relacionamento, que estão prestes a separarem-se ou já separados ou divorciados, e que pretendem reconstruir o seu relacionamento amoroso, trabalhando para salvar seu matrimtrnónio em crise, ferido e dilacerado.

Antes do encontro com o Santo Padre, houve espaço para alguns testemunhos e também para a escuta do Fr. Marco Vianelli, há dois anos diretor do Escritório para a Família da Conferência Episcopal Italiana. O sacerdote lembra que a experiência de acompanhamento das famílias feridas é um recurso precioso, porque das feridas surgem na maioria das vezes lacunas. 

Tenham medo do conflito, não das crises

Dirigindo-se aos representantes presentes na Sala Paulo VI, o Papa saúda este "encontro" precisamente durante o Ano da Família Amoris Laetitia. O que devemos temer é cair no conflito - sublinha Francisco - porque é difícil encontrar uma solução no conflito. “Por outro lado, a crise faz-te dançar um pouco, às vezes faz-te ouvir coisas más mas da crise pode-se sair, desde que dela se saia melhor”. E acrescenta que dificilmente se pode sair sozinho da crise. Portanto exorta, saindo do discurso escrito, a não ter medo da crise, mas sim temer o conflito.

Crises conjugais como oportunidade

O Papa detém-se imediatamente na palavra crise que o período pandémico infelizmente nos tornou familiar. A crise é considerada pelo Papa como “uma oportunidade para dar um salto qualitativo nas relações”. E faz referência à Exortação Amoris laetitia na parte dedicada às crises familiares (cf. 232-238). Leva então em consideração, com base nas experiências dos casais, a outra palavra-chave: feridas.

Porque as crises das pessoas produzem feridas, chagas no coração e na carne. “Feridas” é uma palavra-chave para vós, faz parte do vocabulário diário da Retrouvaille. Faz parte da sua história: de facto, vocês são casais feridos que passaram pela crise e estão curados; e precisamente por isso são capazes de ajudar outros casais feridos. Vocês não abandonaram, vocês não se  foram embora. Vocês pegaram nas mãos a crise para procurar uma solução.

As feridas dos casais, um dom a ser partilhado

Francisco agradece a Retrouvaille porque a experiência vivida pelos cônjuges é colocada a serviço dos outros. E fala de “um dom precioso quer a nível pessoal como eclesial”, e agradece porque é um gesto que faz crescer e amadurecer outros casais.

Hoje há tanta necessidade de pessoas, de cônjuges que saibam testemunhar que a crise não é uma maldição, faz parte do caminho e constitui uma oportunidade.

Aqui, mais uma vez saindo do discurso preparado, o Papa insiste que também os padres, os bispos devem trilhar este caminho, o de considerar a crise como uma oportunidade. “Pelo contrário - diz ele - seríamos padres e bispos fechados em nós mesmos, sem um diálogo real com as outras pessoas”.

Mas, para ter credibilidade, é preciso ter experimentado isso. Não pode ser um discurso teórico, uma "exortação piedosa"; não seria credível. Em vez disto, vocês levam um testemunho de vida. Estavam em crise, estavam feridos; graças a Deus e com a ajuda dos vossos irmãos e irmãs estão curados; e decidiram partilhar a vossa experiência, colocá-la ao serviço dos outros.

O Papa então menciona os dois textos bíblicos do Bom Samaritano e de Jesus ressuscitado que mostra as suas chagas aos discípulos. São passagens do Evangelho que a Associação considera correlatas e cuja justaposição - observa Francisco - o ajudou a ver melhor do que a ligação entre essas duas figuras "passa pelas feridas, chagas".

No personagem do Bom Samaritano, sempre foi reconhecido Jesus, desde os escritos dos Padres da Igreja. A vossa experiência ajuda a ver que aquele samaritano é o Cristo Ressuscitado, que conserva no próprio corpo glorioso as chagas e precisamente por isso pode - como diz a Carta aos Hebreus - sentir compaixão por aquele homem ferido abandonado ao longo do caminho, pelas feridas de todos nós.

Os cônjuges, protagonistas de uma comunidade que "acompanha"

No centro do discurso do Papa está também a palavra acompanhar, "uma das palavras mais importantes no processo sinodal sobre a família de 2014-2015" e que constitui - afirma o Pontífice - a primeira resposta à realidade de tantos casais em dificuldade ou já divididos.

A ênfase aqui é que este compromisso diz respeito obviamente ao ministério dos pastores, “mas envolve também na primeira pessoa os cônjuges, como protagonistas de uma comunidade que os acompanha”.

O Papa elogia a experiência de Retrouvaille também porque nasceu "de baixo", na escuta do Espírito Santo que "desperta na Igreja novas realidades que respondem às novas necessidades". A conclusão do discurso do Papa é confiada à imagem de Jesus ressuscitado com os discípulos de Emaús, que se coloca a caminho ao lado deles, ao longo da estrada, sem ser reconhecido:

Ouvir a sua crise convida-os a contar, expressarem-se. E então desperta-os da sua insensatez, surpreende-os revelando-lhes uma perspetiva diferente, que já existia, já estava escrita, mas eles não tinham entendido: não tinham compreendido que Cristo tinha que sofrer e morrer na cruz, que a crise faz parte da história da salvação ...

O Papa insiste neste aspeto e di-lo duas vezes: a crise faz parte da história da salvação. E acrescenta: A vida humana não é uma vida de laboratório, nem uma vida asséptica, como que banhada em álcool. A vida humana é uma vida de crise com todos os problemas de cada dia ... Depois, volta ao cenário bíblico:

E então aquele homem, aquele viajante, para comer com eles, fica com eles: perde tempo com eles. Acompanhar significa “perder tempo” para ficar perto das situações de crise. E muitas vezes é preciso muito tempo, é preciso paciência, respeito, disponibilidade… Tudo isto é acompanhar. E vocês o sabem bem.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário