Mais de 10 mil jovens de diversas nacionalidades gritaram: EU ACREDITO pelas ruas de Lisboa. Desta vez, o Papa Bento XVI estava logo ali
Imagens da Missa no Terreiro do Paço
Bento XVI fala aos jovens em Lisboa num tom paternal, muito simpático e afável onde não faltam também alguns momentos de humor. Os jovens empenharam-se em receber o Sucessor de Pedro e por todo o lado se viam camisolas azuis e o grito de ordem: Viva o Papa! Afinal, Bento XVI, é mesmo acolhido como o Papa que todos nós amamos e queremos escutar.
Não desprezeis, Senhor, um espírito humilhado e contrito
(Sl 50,19)
ORADOR
Pe. Bruno Machado
Assistente Diocesano
do RCC da Diocese de Lisboa
Informação da Administração do Blogue:
Por encerramento do GOOGLE Page Creator, deixou de nos ser permitida a inserção gratuita de vídeos com tamanho superior a 10 minutos. Assim, optamos por manter a disponibilidade que ainda nos resta (gratuitamente), repartindo os ensinamentos deste Retiro, em partes diversas, com aproximadamente 10 minutos cada.
1.º ENSINAMENTO (dividido em 6 partes)
(Parte 1 - 6)
(Parte 2 - 6)
(Parte 3 - 6)
(Parte 4 - 6)
(Parte 5 - 6)
(Parte 6 - 6)
2.º ENSINAMENTO (dividido em 7 partes)
(Parte 1 - 7)
(Parte 2 - 7)
(Parte 3 - 7)
(Parte 4 - 7)
(Parte 5 - 7)
(Parte 6 - 7)
(Parte 7 - 7)
..Quaresma 2010..
.EXAME DE CONSCIÊNCIA. .À LUZ DAS OBRAS DE MISERICÓRDIA.
OBRAS DE MISERICÓRDIA CORPORAIS
1.Dar de comer a quem tem fome
- Perdoai-me, Senhor, pelas vezes em que fui insensível à fome e às necessidades, materiais ou espirituais, dos meus irmãos mais pobres!
2.Dar de beber a quem tem sede
- Perdoai-me Senhor, pela minha incapacidade de viver em serviço desinteressado, atento e livre, para com todos aqueles que me possam procurar!
3.Vestir os nus
- Perdoai-me, Senhor pela falta de atenção àqueles que me rodeiam, para que possa atendê-los na sua nudez mais profunda, percebendo os apelos que emitem mesmo sem serem ouvidos;
4.Dar pousada aos peregrinos
- Perdoai-me, Senhor, pelas vezes em que fecho as portas do meu coração àqueles que colocais no meu caminho, como sinal da vossa presença!
5.Visitar os doentes
- Perdoai-me, Senhor, porque nem sempre o meu coração está disponível para vos acolher, deixando-me compadecer com as dores dos outros;
6.Visitar os presos
- Perdoai, Senhor, por nem sempre compreender as limitações de quem sofre, pela sua má conduta pessoal, familiar ou social;
7.Dar sepultura aos mortos
- Senhor Jesus, perdoai-me, porque nem sempre aceito, de boa vontade, a morte dos meus amigos, e nem sempre me mostro capaz de consolar quem sofre no meu luto!
OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAIS
1.Dar bom conselho
- Perdoai-me, Senhor, pelas palavras vãs, superficiais, inúteis e irreflectidas, com que influenciei a conduta dos mais fracos!
2.Ensinar os ignorantes
- Perdoai-me, Senhor, pelo mau juízo e preconceitos, em relação àqueles que julgo conhecer;
3.Corrigir os que erram
- Perdoai-me, Senhor, por estar sempre mais pronto a corrigir com arrogância, do que educar e a consolar, com ternura!
4.Consolar os tristes
- Perdoai-me, Senhor, pelo meu olhar desatento aos sinais de tristeza, que surgem à minha volta!
5.Perdoai as injúrias
- Perdoai-me, Senhor, pela forte indignação que sinto em relação a quem me ofende, em vez de manifestar por ele uma grande compaixão!
6.Sofrer com paciência as fraquezas do próximo
- Perdoai a minha incapacidade de acolher a fraqueza do irmão, e de me precipitar na difamação e no comentário inútil!
7.Rogar a Deus por vivos e defuntos
- Perdoai-me, Senhor, por julgar mal a vossa misericórdia, desconfiando do vosso perdão, em relação aos que partiram antes de mim.
ACTO DE CONTRIÇÃO:Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar!
.
PREPARATÓRIO PARA O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO Pe. Bruno Machado (dividida em 3 partes)
O Prior da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, Cónego Traquina, abriu de par em par as portas do Salão Paroquial para acolher os Encontros Regionais de Formação e a Assembleia Regional dos grupos de oração pertencentes às Vigararias VIII, IX, X e XII.
Ao entrar no salão as cores alegres do arco-íris, a figura central de Jesus e a representação das línguas de fogo com os dons do Espírito Santo, faziam com que cada um se sentisse contagiado pela presença da Trindade Santíssima em todos os recantos da sala.
O Cónego Traquina apresentou-nos uma meditação sobre a Palavra de Deus. Levando os presentes a reflectir na importância da palavra pronunciada, de como esta tem capacidade para comunicar a verdade de Deus.
A Palavra de Deus é informativa, porque transmite a vontade de Deus; é transformadora porque tem poder; é criativa porque transmite a força criadora de Deus.
Cristo Palavra de Deus que constrói a Igreja e anuncia a Ressurreição. Palavra escrita que surge na comunidade dos crentes e é na comunidade que deve ser anunciada.
Na parte da tarde o Padre Carreira das Neves partilhou a interpretação e a reza da Palavra sob a acção do Espírito Santo.
A Eucaristia foi presidida pelo Padre Manuel Silva, Assistente Regional desta Zona.
No final da Assembleia foi dedicado um espaço para que todos pudessem fazer uma experiência dos carismas rezando dois a dois, uns pelos outros.
Como introdução ao ensinamento deste dia, foi exibido um filme sobre uma das sessões de um Congresso realizado em Bruxelas, cujo tema centrava-se na missão evangelizadora de todos os cristãos, na Cidade.